sábado, 3 de agosto de 2013

Probabilidade = 1



Olá! Vim compartilhar uma experiência que não teve um fim muito legal, mas foi a prova do cuidado de Deus para comigo.
Durante todo o período, eu não estive muito bem em Estatística. Não entendia o conteúdo, não gostava muito da forma de ensinar da professora, nem de outras atitudes dela... No fim do período, em busca de obter os pontos necessários para ser aprovado na matéria, resolvi estudar.
Na noite anterior à prova não estava conseguindo dormir. Depois de passar um tempo na cama tentando pegar no sono, resolvi me levantar, peguei a bíblia e fui ler. Li todo o capítulo 14 do Evangelho de Lucas tentando entender cada parte. Tendo terminado, percebi que não entendi o que uma parte do texto queria dizer, então voltei a lê-la.

“Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar’.

Ou, qual é o rei que, pretendendo sair à guerra com outro rei, primeiro não se assenta e pensa se com dez mil homens é capaz de enfrentar aquele que vem contra ele com vinte mil? Se não for capaz, enviará uma delegação enquanto o outro ainda está longe, e pedirá um acordo de paz.”

Lucas 14:28-32

Tendo lido novamente, cheguei à conclusão de que Deus estava querendo através desse texto, me dizer pra que eu não me precipitasse em alguma coisa. Mas em que? Não sabendo, fui dormir.
No dia seguinte acordei bem cedo e fui pro IFAL estudar pra a terrível prova. Passei a manhã estudando, resolvi todas as questões de probabilidade de um livro. Mas na hora da prova, tentei resolver as questões, li todas e não sabia responder nenhuma e diante disso entreguei a prova sem responder nenhuma questão.
Depois de tudo, descobri que a professora saiu da sala e foi pra uma reunião deixando os alunos sozinhos fazendo a prova podendo consultar um ao outro.
Enfim, eu me precipitei, perdi a oportunidade de passar, Deus tentou me avisar, mas Ele nos dá liberdade pra fazer o que quisermos da nossa vida. Semestre que vem tem estatística outra vez.

Iago Espíndula

Nenhum comentário:

Postar um comentário